Porto Velho mobilizada para mais um "Dia do Desafio"

Porto Velho amanheceu mobilizada nesta quarta-feira (25) para mais um “Dia do Desafio”. Neste ano, a capital de Rondônia compete com Villa El Salvador, distrito localizado a 20 quilômetros ao sul da província de Lima, capital do Peru. A concorrente tem uma população de 367.436 habitantes, ou seja, 135.312 pessoas a menos que Porto Velho, que tem 502.748 habitantes, de acordo com números do Instituto Nacional de Geografia e Estatística (IBGE), estimativa para 2015.

A mobilização teve início por volta das 6h, no Parque da Cidade, onde se reuniram cerca de 60 pessoas dispostas a realizar qualquer atividade física por pelo menos 15 minutos, para manter a tradição da cidade em vencer seus competidores, na maioria das disputas. Desde a primeira vez que participou do Dia do Desafio, em 2015, Porto Velho só não conseguiu mobilizar mais pessoas que seus adversários em duas ocasiões.

Neste ano, a abertura oficial do evento, realizado em parceria com o Sesc/RO, aconteceu na escola Padre Chiquinho, no bairro Areal, Zona Sul. A solenidade contou com a participação dos alunos do estabelecimento de ensino e do projeto AABB Comunidade. Eles participaram de várias brincadeiras e atividade esportivas ministradas por servidores da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semes), responsável pelo evento.

O secretário Rafael Claros, da Semes, adiantou que foram montados 20 pontos na cidade. Nesses locais, são colhidas as informações sobre o número de participantes para serem computadas e enviadas à coordenação nacional da competição, em São Paulo. “Por isso é importante que as pessoas façam o registro de sua participação. Essa informação é necessária para que alcancemos um grande número de adesão”, disse o secretário.

Rafael também lembrou que qualquer atividade é válida para colocar o corpo em movimento, desde que seja posteriormente registrada ou nos pontos de coleta ou por meio dos telefones 3901-3201, 3201-3202 e 9203-4485. Será considerada vencedora a cidade que conseguir o maior percentual de participantes, em relação a seu número de habitantes. O resultado será divulgado no site diadodesafio.org.br.

Na cidade, durante o dia todo estão previstas atividades como caminhadas, ciclismo, corrida, futebol, basquete, vôlei, tênis, exercícios em empresas, gincanas, jogos e brincadeiras de movimento, aulas abertas de dança e bailes, natação, hidroginástica, yoga, pilates, tai-chi-chuan, lian gong, judô, karatê, capoeira atletismo, entre outros. O encerramento será às 21h no Espaço Alternativo, na avenida Jorge Teixeira.

Nos distritos, sob a coordenação do Departamento de Assuntos do Interior (DAI), os administradores conseguiram, junto às escolas, a mobilização dos alunos para participar das atividades físicas esportivas. Nos 13 distritos, de acordo com a estimativa do DAI, devem ser mobilizados entre 10 mil a 15 mil alunos. “Conversamos com os administradores e eles toparam o desafio”, disse Francisco Araújo Alves (Tyer), diretor do departamento.

O Dia do Desafio é realizado anualmente na última quarta-feira der maio essa será a 17ª participação da capital rondoniense (a primeira foi em 2005) nessa saudável competição que mobiliza mais de três mil cidades, em 21 países do continente americano com o objetivo de criar um movimento de incentivo à prática diária da atividade física e a adoção de hábitos saudáveis para as pessoas de todas as idades.

O adversário

O distrito de Villa El Salvador é um dos 43 distritos que formam a Província de Lima, situada no Departamento de Lima, pertencente à Região de Lima, na zona central do Peru. A Villa El Salvador começou como um assentamento informal na zona ao sul da cidade de Lima ,no início dos anos 1970. Originalmente, seus primeiros habitantes, cerca de 80 famílias, haviam ocupado a zona de Pamplona, obtendo posteriormente direito a povoar o local.

Os primeiros habitantes da Villa El Salvador eram imigrantes das províncias do Peru que haviam chegado em Lima depois do grande terramoto de 1970. Entre 1973 e 1975, a população criou o estatuto da Cuaves, onde se definiu os fins e objetivos da associação comunitária urbana, bem como suas formas de organização política, direitos e deveres dos cidadãos. Mas apenas em 1983 o assentamento recebeu o título de distrito de Lima.

 Fotos Roseval Guzo e Administração Distrital

Autor / Fonte: Joel Elias

Leia Também

Comentários