Pesquisa aponta potenciais turísticos de Rondônia

Vale das Cachoeiras em Ouro Preto do Oeste.

 

Depois do sucesso que foi a realização da I Mostra Gastronômica de Porto Velho, quando foi lançado o prato oficial da capital, o Pirarucu Rondon, no dia 18 de agosto, a Superintendência Estadual de Turismo (Setur) também marcou presença na 2ª edição da Feira de Negócios e Tecnologias Rurais Sustentáveis de Porto Velho (Portoagro), que aconteceu de 24 a 28 de agosto no Parque dos Tanques.

A Setur recebeu os visitantes em um estande divulgando o prato oficial, indicando os restaurantes que em paralelo a feira serviam o Pirarucu Rondon.  No local também foi disponibilizado aos visitantes um espaço para fotos, informações sobre os destinos turísticos do estado e ainda a oportunidade de degustar a cachaça artesanal.

Com o intuito de promover o turismo e identificar o que pode ser melhorado para favorecer o segmento no estado de Rondônia, a Setur aplicou um questionário para os visitantes sobre os destinos mais visitados e qual medida pode ser adotada para fomentar o turismo regional.

Com 115 questionários respondidos, a Setur identificou que o maior problema para o turismo do estado hoje, segundo os visitantes, é a falta de divulgação, segurança e infraestrutura, pois segundo eles além de não existir divulgação adequada sobre os destinos, muitos conhecem apenas a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré – que é gestado pela Prefeitura–, um dos locais mais questionados pela falta de segurança e infraestrutura.

Dentre os locais mais visitados em Porto Velho, estão a Estrada de Ferro Madeira Mamoré, a Praça das 3 Caixas D’Água, A Igrejinha de Santo Antônio, Memorial Marechal Rondon e  Museu Internacional do Presépio.

A região do Vale do Guaporé também foi bastante citada, com visitas ao Forte Príncipe da Beira, em Costa Marques, já o eixo turístico histórico conhecido como Caminhos de Rondon, apareceu na pesquisa com destaque para o Vale das Cachoeiras e o Morro Chico Mendes, em Ouro Preto do Oeste.

Segundo o superintendente de Turismo, Júlio Olivar, é importante este feedback com quem espera encontrar nestes locais as belezas naturais do estado além do lastro histórico agregado a cada um.

“O turismo é a segunda indústria do mundo, perde apenas para indústria bélica e, por isso, é importante estabelecer prioridades e políticas voltadas para o setor, não adianta apenas divulgar os potenciais turísticos do estado se não existe uma infraestrutura adequada e pessoas preparadas para este receptivo”.

A partir do questionário a Setur irá definir medidas a serem adotadas para tentar sanar os principais problemas identificados e delimitar estratégias para fomentar o turismo.

Autor / Fonte: ascom

Leia Também

Comentários