MP Rondônia apresenta experiência de Gestão de Custos em encontro do CNMP

O Ministério Público do Estado de Rondônia e sua experiência com Gestão de Custos foi o tema da palestra proferida pelo subcoordenador do Grupo de Trabalho de Gestão de Custos do Fórum Nacional de Gestão – FNG, Gilmaio Ramos de Santana (Integrante do Departamento de Contabilidade do MPRO), durante o encontro Ação Nacional – Multiplicando a Estratégia Gestão de Custos, promovido pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).


O encontro teve início na quarta-feira, 27 de maio, no Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul (MP/MS), e se encerra nesta quinta-feira, dia 28 de maio. O evento reúne integrantes do Ministério Público de vários estados. A abertura dos trabalhos foi realizada pelo presidente da Comissão de Planejamento Estratégico (CPE), Conselheiro Cláudio Portela, e pelo Procurador-Geral de Justiça do MP/MS, Humberto de Matos Brittes.


O Projeto de Implantação de Centros de Custos no Ministério Público Brasileiro  tem como objetivo a implantação de tais unidades em todos os ramos do Ministério Público brasileiro, de forma a produzir informações gerenciais destinadas à Administração Superior de cada unidade do Ministério Público, com o escopo de auxiliar os gestores no desempenho de suas funções administrativas.


Esse projeto tem como objetivo específico identificar os custos na prestação de serviços à sociedade, pelo Ministério Público brasileiro, em nível de centros de custo, proporcionando diretrizes para a apuração de sua eficiência, eficácia e efetividade e possibilitar ao Ministério Público a tomada de decisões estratégicas, táticas ou operacionais a partir das informações produzidas, bem como atender os ditames da lei de Responsabilidade Fiscal e da Lei de Acesso à Informação, possibilitando uma avaliação dos gastos públicos pela própria sociedade.

Autor / Fonte: MP-RO

Leia Também

Comentários