Emancipação de Extrema de Rondônia está de volta à pauta da Assembleia Legislativa

  
 
 
A emancipação política dos distritos que compõem a Ponta do Abunã, em Porto Velho, com a criação do município de Extrema de Rondônia, foi tema de uma reunião na manhã desta terça-feira (24), no gabinete da presidência da Assembleia Legislativa.
O presidente da Casa, Maurão de Carvalho (PP), se reuniu com o coordenador do Movimento em Prol da Instalação do Município de Extrema, Aparecido Bispo, que mostrou a necessidade de ser aprovada uma nova lei, permitindo a criação do 53º município de Rondônia.


“O que estiver ao nosso alcance, vamos contribuir sim para que essa pauta tão importante seja retomada. Extrema tem viabilidade econômica e condições de se tornar município”, afirmou Maurão.


O deputado Aélcio da TV (PP), que tem base política em Porto Velho, participou da reunião e se comprometeu, junto com o presidente, a mobilizar o Parlamento em torno dessa luta, que já dura décadas.


Bispo informou que, após quatro projetos de lei autorizando a criação de novos municípios terem sido vetados nos últimos anos, surge uma nova esperança com o projeto 353/14, em tramitação no Senado Federal e que tem como relator o senador Valdir Raupp (PMDB-RO).


“A nossa esperança é que esse projeto tramite com celeridade e que a presidente Dilma Rousseff (PT), que já vetou dois projetos anteriores, se sensibilize e sancione o 353/14”, disse Aparecido Bispo.


Segundo ele, “é preciso ainda aprovarmos uma lei estadual, criando o município de Extrema. Lei semelhante já foi aprovada, em 2010, mas foi considerada inconstitucional. Mas, aprovando nova lei no Senado, a criação estaria legalizada, uma vez que já realizamos plebiscito, com homologação do TSE, inclusive”.


O deputado Aélcio assumiu o compromisso de apresentar a matéria na Casa, autorizando a criação de Extrema. “Com o Senado aprovando a lei, já teremos as bases legais para tornar Extrema município”, destacou.


O coordenador pediu apoio da Assembleia para cobrar junto à bancada federal empenho na apreciação e aprovação da matéria. Maurão de Carvalho lembrou que o distrito de Tarilândia, em Jaru, também enfrenta um longo processo em busca da emancipação, tendo inclusive já realizado plebiscito e escolhido a autonomia política e administrativa.


“Vou conversar com o deputado Lazinho da Fetagro (PT), que é de Jaru, para ele também nos apoiar e se engajar nessa luta, que é justa”, observou o presidente.

Autor / Fonte: Eranildo Costa Luna

Leia Também

Comentários