ALE autoriza Estado a contatar profissionais para atender afetados por enchentes

 

Para atender à necessidade temporária de excepcional interesse público, a Assembleia Legislativa aprovou projeto de lei que autoriza o Poder Executivo (Governo do Estado de Rondônia) a proceder à contratação de profissionais da área de assistência social, por tempo determinado, para atender a necessidade de acompanhamento e atendimento às famílias afetadas pelas enchentes que atingiram os municípios de Porto Velho, Guajará-Mirim, Nova Mamoré, Pimenta Bueno, Costa Marques e Chupinguaia. A matéria, com parecer favorável do deputado Edson Martins (PMDB), foi apreciada na sessão plenária de terça-feira (09.09).


Ao justificar o projeto de lei, o governador Confúcio Moura explicou aos deputados que a contratação dos profissionais será por um prazo de seis meses, prorrogável, por única vez, por igual período. “Para não haver descontinuidade dos serviços já iniciados, a contratação de profissionais em caráter urgentíssimo, será em processo seletivo simplificado por análise de currículo dos candidatos, atendendo os requisitos desta lei”, ponderou o governador aos parlamentares.


Os deputados estaduais autorizaram a contratação de 35 profissionais da assistência social. Para o cumprimento de carga horária/mês de 160 horas, serão contratados 23 assistentes sociais para atuarem em Porto Velho (17), Guajará-Mirim (1), Nova Mamoré (1), Pimenta Bueno (1), Costa Marques (1), Cacoal (1) e Chupinguaia (1). Psicólogos serão tratados onze para antender Porto Velho (05), Guajará-Mirim (1), Nova Mamoré (1), Pimenta Bueno (1), Costa Marques (1), Cacoal (1) e Chupinguaia. Haverá a contratação de um estatístico para atuar em Porto Velho.


Os profissionais contratados atuarão na execução das ações dos projetos do eixo da inclusão social, constantes do Plano Integrado de Reconstrução e Prevenção de Desastres, sob a responsabilidade da Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas), no tocante à habitação, auxílio aluguel social, auxílio vida nova, monitoramento social da população e projeto reviver.
Na ocasião o presidente da Assembleia Legislativa, Hermínio Coelho (PSD), disse que “os deputados, mais uma vez, estão facilitando a atuação do Estado na defesa das pessoas que foram atingidas pelas enchentes. É a prova maior que estamos aqui preocupados com essa gente que tem passado por dificuldades por conta das enchentes que afetaram famílias inteiras em vários municípios de Rondônia. O apoio humanitário é fundamental a todos”.

Autor / Fonte: Carlos Neves

Leia Também

Comentários