Acir pede liberação do FGTS para atingidos por enchente

O senador Acir Gurgacz (PDT) solicitou nesta terça-feira, no plenário do Senado, que o governo federal libere recursos emergenciais para os municípios atingidos pelas cheias do rio Madeira e recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para as famílias desabrigadas.
 
A medida, segundo o senador, servirá para que os municípios possam atender melhor os desabrigados e recuperar a infraestrutura urbana e rural da cidade após a enchente, bem como para que as famílias possam ter uma ajuda extra para recomporem suas vidas.
 
“Muitas famílias estão perdendo tudo, inclusive sua fonte de sustento, e o governo federal precisa auxiliar essas famílias e o municípios durante as cheias e mesmo após as águas baixarem”, frisou Acir.
 
Gurgacz também chamou atenção para o drama dos ribeirinhos. “São pessoas que vivem da lavoura, que vivem da pesca, que vivem da pecuária e da produção de leite. São pessoas que têm pequenas propriedades e que precisam do apoio do governo, porque, realmente, estão sofrendo muito”, disse, informando que no último sábado o ministro Francisco Teixeira, da Integração Nacional, esteve em Rondônia e, juntamente com o governador Confúcio Moura, o prefeito Mauro Nazif e outras autoridades sobrevoaram áreas atingidas pelas cheias do Madeira e seus afluentes.
 
O senador agradeceu o pronto atendimento e auxílio do Ministério da Integração Nacional. Elogiou o trabalho que está sendo feito pela Defesa Civil Estadual e dos municípios de Porto Velho e Guajará-Mirim, bem como o apoio do Exército, dos Bombeiros, da Polícia Militar, dos órgãos governamentais, de associações civis e da população, que tem demonstrado sensibilidade com as dificuldades vividas pelos ribeirinhos e pelas comunidades atingidas pelas águas. “Vivemos um momento difícil, mas também de muita solidariedade, onde muitas forças sociais estão juntas auxiliando as famílias atingidas”, salientou Gurgacz.
 
A senadora Vanessa Grazziontin, do PCdoB do Amazonas, e o senador Jorge Viana, do PT do Acre, em aparte ao senador Acir Gurgacz, manifestaram solidariedade ao povo de Rondônia e falaram da necessidade da bancada da Amazônia trabalhar unida nesta questão. “Vamos formar comitiva para solicitar esse apoio do governo federal, pois já temos municípios em situação de calamidade pública no Amazonas e no Acre e a tendência é as chuvas se intensificarem nos próximos dias”, observou a senador Vanessa Grazziotin.

Autor / Fonte: ascom

Leia Também

 
Loading...

Comentários